Carbono Neutro Pratigi

O programa Carbono Neutro Pratigi vem desde 2012 contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a restauração dos serviços ambientais na APA do Pratigi. Por meio do cálculo da pegada de carbono (ou inventário de emissões de CO2), pessoas físicas, jurídicas e eventos neutralizam suas emissões através da restauração florestal de nascentes degradadas. Todo o processo do inventário e quantificação de emissões segue o Programa Brasileiro GHG Protocol. O Programa é verificado por uma terceira parte, buscando transparência e rigor metodológico, atendendo padrões internacionais de certificação como o Verified Carbon Standard (VCS) e Climate, Community and Biodiversity (CCB).

O objetivo do Programa é a recuperação de  Áreas de Preservação Permanente (APP) degradadas, priorizando nascentes em imóveis rurais de base familiar e as quais são incentivadas pelo Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) tanto pela geração de serviços ambientais como para adequação ambiental destes imóveis. Complementarmente, o Programa propõe a valoração da floresta em pé, buscando estimular a replicação de mecanismos e ferramentas econômicas de conservação com desenvolvimento social e mitigação de mudanças climáticas.

O Carbono Neutro Pratigi utiliza a metodologia de reflorestamento do Pacto para Restauração da Mata Atlântica. A contabilidade do sequestro de carbono é referente à unidade básica de 1 (um) hectare, onde são plantados 1.666 indivíduos arbóreos de diferentes espécies. Através de uma extensa revisão bibliográfica e monitoramento do sequestro de carbono em restaurações florestais anteriores, a OCT prevê que em um hectare restaurado, após 30 anos, é capaz de sequestrar até 275,1 toneladas de CO2. Logo, toda remoção será realizada proporcionalmente neste cálculo.

Como Funciona?

Ao conhecer sua pegada de Carbono, e participando desta iniciativa, você irá neutralizar suas emissões e assim estará financiando a promoção e a valorização dos serviços ambientais e remoção dos GEEs da atmosfera. Confira como fazer a neutralização da sua pegada de carbono ou da de sua empresa. 

Neutralização para pessoas físicas

1- Visite a Calculadora clicando aqui.

2- Responda o questionário considerando o ano base de referência de suas emissões

3- Descubra a sua pegada de carbono e quantas ávores você precisará plantar para neutralizar suas emissões de GEE.

4- Efetue o pagamento.

5- Aguarde seu certificado chegar por e-mail e pronto!

Neutralização para pessoas jurídicas

1- O primeiro passo é realizar um inventário de emissões de GEE para mapear suas principais fontes emissoras e quantificá-las.

2- Uma vez conhecendo as emissões de GEE de sua empresa você estará apto a neutralizar e remover suas emissões

3- Tendo seu inventário em mãos, entre em contato com a OCT e descubra quantas árvores são necessárias plantar para neutralizar as emissões.

 



Sustentabilidade que assegura o futuro

Sustentabilidade que assegura o futuro

Princípios e conceitos, principais resultados e projeções para o futuro.

Parceiros