OCT

Notícias

OCT realiza instalação de Fossa Séptica Ecológica na região Metropolitana de Salvador

Data: 25 de abril de 2023

A questão do saneamento é pauta presente na agenda 2030. Listado entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o objetivo 6 trata especificamente desse assunto: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Mais especificamente, a meta 6.2 estabelece até 2030 alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

Na região do Baixo Sul da Bahia aproximadamente 50% dos habitantes estão no campo. A OCT atua nessa região desenvolvendo ações conservacionistas como a adequação de quintais produtivos através da instalação de fossas sépticas ecológicas (FEE) e gerenciamento dos resíduos sólidos (GRS), visando a melhoria da qualidade de vida e das condições sanitárias e produtivas das famílias beneficiadas.

A Fossa Séptica Econômica é uma tecnologia social de baixo custo, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Caratinga (MG) e certificada em 2011 pela Fundação Banco do Brasil (FBB).

Readaptando essa tecnologia e com vistas a melhorar a qualidade ambiental dos mananciais e a qualidade de vida das famílias de produtores rurais, a OCT juntamente com a SolarBR Coca-cola firmaram parceria para implantar 56 unidades simplificadas e individuais de fossas sépticas ecológicas em residências familiares de comunidades rurais localizadas nos municípios de Camaçari, Simões Filho e Candeias, na região metropolitana de Salvador.

Pelo projeto, as famílias recebem o kit da FSE completo, contendo todo material necessário para a instalação, além de capacitação por meio de oficinas e assistência técnica que fornece auxílio na gestão da propriedade.

Eduardo Mamédio, coordenador da área produtiva da OCT, ressalta que essas ações além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, traz aspectos importantes e benéficos ao meio ambiente: “Por meio dessas ações são compartilhados conhecimentos e experiências a cerca da importância do saneamento rural para a melhoria da qualidade de vida, ao reduzir a possibilidade de doenças por contaminação direta no esgoto a céu aberto ou por via hídrica, além de promover a conservação ambiental”.

“As famílias beneficiadas são orientadas a realizar também o tratamento da água cinza (chuveiros e pias) canalizando para o sumidouro da FSE ou construindo um círculo de bananeira, completando o tratamento das águas residuais do imóvel, e enriquecer o quintal com plantio de espécies frutíferas, a exemplo da bananeira, aproveitando a área como quintal produtivo”, conclui.

 

Em 2023, a OCT assume novamente o compromisso de continuar atuando com temas centralizados nas agendas social, ambiental e econômica para fortalecer o plano de ação para as pessoas, o planeta e para a prosperidade.