OCT | Cacau de qualidade é tema de capacitação envolvendo Dengo, ManejeBem e OCT.

O cacau é um fruto proveniente do cacaueiro e se caracteriza por ser a matéria-prima na fabricação do chocolate, apresentando, portanto, grande importância econômica. No Baixo Sul da Bahia, assim como em outras partes do país, a venda de sua amêndoa é uma parcela relevante na renda das famílias de agricultores da região.

Com foco na obtenção de um produto de melhor qualidade e acesso ao mercado de cacau e chocolate que oferece melhores preços na amêndoa beneficiada, a OCT em conjunto com a Dengo e a ManejeBem, promoveram um Dia de Campo no dia 27 de julho, na comunidade da Feira do Rato em Igrapiúna - BA.

O objetivo da ação foi capacitar os produtores em técnicas que visam alcançar o melhor padrão do produto e consequentemente um maior valor agregado na venda, chegando a alcançar 160% a mais do valor de mercado pela arroba de cacau de qualidade.

 

A capacitação, intermediada por Eduardo Mamédio, coordenador da Conservação Produtiva da OCT, juntamente com Amauri Souza, agente de ATER da organização, e Marcone Viana, Técnico da Dengo, possibilitou a troca de conhecimentos e experiências sobre seleção dos frutos, valor de mercado, corte, técnicas de fermentação e secagem sempre enfatizando a importância de cada etapa para a obtenção de um produto final de qualidade superior.

   

O compartilhamento de técnicas que promovam a ascensão socioambiental e econômica entre os agricultores do Baixo Sul da Bahia é uma das linhas de atuação da OCT, assim os produtores se apropriam dessas técnicas e fazem de suas propriedades exemplo para os vizinhos, potencializando a ação dos conhecimentos adquiridos.

Segundo Antônio, morador da comunidade, o dia foi bastante proveitoso, principalmente pela troca de experiências. O cacauicultor, destaca que o conhecimento é sempre bom e importante “Esse dia, aqui no campo, nos trouxe muitas experiências e conhecimento, graças a esses técnicos, que já vem nos orientando como plantar, adubar, escolher a época ideal para colher o cacau. Com essa ajuda conseguimos produzir para garantir a renda para nossa família, e o cacau de qualidade, mais fino, bem selecionado é muito valorizado no mercado” comenta.

Maria, produtora que também participou da capacitação, ressalta que é necessário ter esse apoio, pois o cacau de qualidade requer muita atenção, desde a colheita até a seleção da amêndoa. “As pessoas que compram o chocolate merecem sentir o verdadeiro sabor do chocolate, por isso a nossa produção tem que ser bem feita, prestando atenção se o fruto já está maduro o suficiente para a colheita, fazendo a fermentação e secagem no tempo certo e separando as amêndoas com cuidado.” declara a cacauicultora.

 

 


  • 03/08/2021 • Geral

Linhas de Atuação da OCT

Linhas de Atuação da OCT

Desde 2001, a OCT vem trabalhando com o propósito de atuar no planejamento e intervenção da paisagem no Baixo Sul da Bahia, desenvolvendo ações estratégicas com o objetivo final de consolidar o...

Parceiros