OCT | Com o cacau orgânico é possível gerar renda e aumentar a qualidade de vida de produtores rurais, e contribuir para conservar o meio ambiente.

O cultivo orgânico, é aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a
otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade
econômica e ecológica, além da maximização dos benefícios sociais, e a diminuição da dependência de energia não-renovável.

Na região do baixo Sul da Bahia, um dos cultivos que tem se destacado nesse segmento é a produção de cacau orgânico. A cultura leva esse nome, porque seu manejo e plantação são realizados sem a utilização de pesticidas, agrotóxicos ou fertilizantes. Cultivado através de técnicas agroflorestais, proveniente da agricultura familiar, a produção vem trazendo mais valorização e estimulando o comércio mais justo.

Na Comunidade de Serra de Areia, localizada no município de Ibirapitanga, a
cacauicultora orgânica vem mudando a vida de agricultores familiares. O produtor
Jeildo dos Santos Pereira, é um desses exemplos. Aos 30 anos, o jovem agricultor, que já trabalha com cacau orgânico há dois anos, comenta que a renda da família tem melhorado com esse tipo de cultivo. “Com o cacau fino orgânico a renda da nossa família dobrou sem precisar de insumos convencionais. Hoje vejo que é possível conciliar o cacau orgânico com o meio ambiente e gerar renda para minha família, e isso é muito trabalhado na nossa comunidade, pois somos sempre incentivados a praticar a agroecologia em tudo”.

Nesses 20 anos a OCT vem trabalhando para que a produção orgânica e o manejo da agrobiodiversidade das comunidades se transforme em geração de renda juntamente com a conservação do meio ambiente.


  • 17/05/2021 • Geral

Linhas de Atuação da OCT

Linhas de Atuação da OCT

Desde 2001, a OCT vem trabalhando com o propósito de atuar no planejamento e intervenção da paisagem no Baixo Sul da Bahia, desenvolvendo ações estratégicas com o objetivo final de consolidar o...

Parceiros