OCT

Carbono Neutro

Neutralização de Pessoas Jurídicas

Ao conhecer sua pegada de carbono, e participando desta iniciativa, você irá neutralizar as emissões de sua empresa e assim estará financiando a promoção e valorização dos serviços ambientais e a remoção de GEEs da atmosfera com o reflorestamento de árvores nativas em pequenas propriedades rurais na APA do Pratigi.

O primeiro passo é realizar um inventário de emissões de GEEs para mapear suas principais fontes emissoras e quantificá-las. Uma vez conhecendo as emissões de GEEs de sua empresa, você estará apto a neutralizá-las e remove-las.

Tendo seu inventário em mãos, entre em contato com a OCT e descubra quantas árvores você precisará plantar para neutralizar o carbono emitido.

O Carbono Neutro Pratigi utiliza a metodologia de reflorestamento do Pacto para Restauração da Mata Atlântica. A contabilidade do sequestro de carbono é referente à unidade básica de 1 (um) hectare, onde são plantados 1.666 indivíduos arbóreos de diferentes espécies. Através de uma extensa revisão bibliográfica e monitoramento do sequestro de carbono em restaurações florestais anteriores, a OCT prevê que em um hectare restaurado, após 30 anos, é capaz de sequestrar até 275,1 toneladas de CO2. Logo, toda remoção será realizada proporcionalmente neste cálculo.

 

Outra opção que a OCT oferece é a comercialização de créditos de carbono florestal no âmbito do mercado voluntário como demonstrado no Grupo de Projetos de Reflorestamento na APA do Pratigi [1], [2], seguindo os padrões internacionais, onde já fora certificado pela CCBA [3], e em processo de validação pelo padrão VCS[4].

A certificação internacional proporcionou ainda mais credibilidade ao Carbono Neutro Pratigi, visto que tal selo conota a APA do Pratigi o título de território certificado e apto para projetos de carbono florestal por meio de recuperação de áreas degradadas, além de demonstrar a transparência das atividades executadas pela OCT.

 

Por que neutralizar as emissões da sua empresa?

O conhecimento sobre os impactos antrópicos causados ao Meio Ambiente está cada vez mais explícito em nosso cotidiano e a cada dia mais a sociedade sente seus efeitos. Estamos mais preocupados e conscientes com a necessidade do uso sustentável dos recursos naturais e sobre sua relação direta com o aquecimento global. Neste sentido, além de estar fazendo seu dever de casa e compensando suas emissões de GEEs, você também estará diretamente fomentando uma economia verde e consciente assim ajudando a mitigação das mudanças climáticas, promovendo benefícios à sociedade, a biodiversidade e co-benefícios:

1)      Promoção de diversos serviços ambientais – Carbono, água, biodiversidade entre outros;

2)      Valoração da floresta em pé e conservação dos fragmentos florestais da APA do Pratigi;

3)      Conservação da rica biodiversidade da Mata Atlântica Brasileira;

4)      Estímulo a uma economia de baixo carbono;

5)      Geração de renda e valorização dos agricultores familiares;

6)      Sua atitude estimula a boas práticas ambientais, a sociedade e também o setor empresarial;

7)      Agregar uma consciência ambiental e verde a imagem da empresa e no relacionamento com parceiros e stakeholders;

Contrapartidas

Ao compensar e remover suas emissões você será recompensado com os seguintes itens:

1)      Certificado de carbo-neutralização emitido pela OCT referente ao montante removido e neutralizado

2)      Selo do Carbono Neutro Pratigi para ser usado nos produtos da sua empresa

3)      Mapa de localização e identificação das áreas restauradas

4)      Resumo executivo das atividades desenvolvidas

5)      Registro fotográfico evidenciando todas as atividades desenvolvidas

6)      Suporte logístico para visitas a campo das áreas restauradas

7)      Cópia do instrumento jurídico firmado entre OCT-Proprietário do Imóvel para a restauração e conservação das florestas.

 
[1] a [4] https://registry.verra.org/app/projectDetail/VCS/1317