OCT

Projetos

Modelos de silvicultura de espécies nativas para viabilização econômica

Categoria: Reflorestamento Data: 11 de agosto de 2014

Os modelos que estão sendo testados buscam alternativas para maximizar o retorno econômico da Reserva Legal já nos anos iniciais de implantação, o que pode ser decisivo na escolha dos proprietários rurais em adotarem esses modelos. Com base nos resultados desse projeto, poderão ser propostas melhorias à legislação vigente sobre a recomposição de Reserva Legal no Estado. Contudo, a fim de não restringir as possibilidades de pesquisa, os modelos de silvicultura foram implantados em área agrícola de propriedade rural que já possui Reserva Legal averbada.

Estão sendo testados cinco modelos de silvicultura de espécies nativas desenvolvidos pelos parceiros envolvidos nesta pesquisa em áreas das Fazendas Reunidas Vale do Juliana no Baixo Sul da Bahia.

Em todos os modelos que incorporaram o uso do eucalipto como espécie inicial, optou-se pelo plantio em linhas duplas (faixas) como forma de minimizar os danos à vegetação nativa plantada e regenerante por ocasião da exploração madeireira futura. O uso de linhas de plantio simples ou duplas também será testado para as espécies nativas madeireiras com o objetivo de reduzir os danos causados pela exploração madeireira futura.
Cada um dos modelos apresenta as espécies nativas organizadas em grupos silviculturais, de acordo com o ciclo de produção e perspectivas de uso da madeira.