De 22 a 24 de maio, a OCT participou do encerramento da 4ª Capacitação para o Desenvolvimento das Políticas Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais no estado da Bahia.
A capacitação foi desenvolvida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), em conjunto com Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e demais instituições mobilizadoras. O primeiro momento do encontro ocorreu na Serra da Papuã, em Ibirapitanga – Bahia, sede da OCT. O evento contou com a participação de integrantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência das Nações Unidas (ONU), da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), da Secretaria de Agricultura Turismo Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SATUDERMA) de Ibirapitanga, entre outros técnicos e gestores municipais.
Para Luana Ribeiro, Diretora de Política e Planejamento Ambiental da SEMA, o momento foi satisfatório e importante. “É uma satisfação contar com essa rede de apoio ao PSA, assim conseguimos descentralizar a política pública de PSA através desses cursos e capacitações, essas ações não estão ficando na teoria. As leis municipais estão sendo publicadas, os cadastros de áreas feitas; os editais de fomento à conservação ambiental abertos; o incentivo à inclusão dos outros subprogramas de PSA, a exemplo do gerenciamento de resíduos; a atração de investimentos internacionais; acordos de cooperação técnica público-privado assinados para viabilizar a contratação de prestadores de serviços ambientais.
Estrada Parque da Cidadania, km 6 Entrada do km 386 da BR 101 | 45500-000 Ibirapitanga - Bahia
(73) 9812-0371 | contato@oct.org.br