A sede da Organização de Conservação de Terra (OCT), localizada na Serra da Papuã em Ibirapitanga/Ba foi o ponto de encontro para uma reunião com o Secretário Estadual de Agricultura João Carlos Oliveira, prefeitos municipais do Baixo Sul, coordenadoria regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e líderes dos municípios que integram o CIAPRA.
O CIAPRA BAIXO SUL, fundado em 2008, iniciou formação com os municípios de Ibirapitanga, Pirai do Norte, Ituberá, Igrapiúna e Nilo Peçanha. Ampliado em 2014, passou a integrar a os municípios de Camamu, Cairu, Taperoá, Valença, Gandu, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Presidente Tancredo Neves.
O encontro foi conduzido pelo Secretário de Agricultura do Estado, juntamente com o presidente do CIAPRA e o Diretor Executivo da OCT, Joaquim Cardoso. A reunião teve como tema “Sustentabilidade, Futuro e Boas Práticas de Conservação na Região Cacaueira do Baixo Sul”. Durante a reunião o diretor executivo ressaltou o formato e principais linhas de atuação da OCT, destacando a sustentabilidade como ponto central para o desenvolvimento e crescimento sustentável, compartilhado por de políticas públicas.
Entre as ações da OCT, Cardoso fomentou a relevância e exemplo do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais iniciado em 2014 em conjunto com a prefeitura de Ibirapitanga e a Agência Nacional de Águas (ANA), gerando a lei municipal 864/2014. No programa, os agricultores recebem vantagens financeiras para conservar suas nascentes e realizar práticas de conservação do solo.
Segundo Cardoso, o desenvolvimento e crescimento sustentável conta com o reconhecimento e proposição de todos os seres humanos que percebem e sentem os riscos do desequilíbrio ambiental “ A sustentabilidade por ser abrangente e complexa exige múltiplas ações interdependentes pautadas no conhecimento e experiências técnicas, conectadas com o apoio decisivo da vontade política que, somente integrados podem promover discernimento, decisões e ações envolvendo os seres humanos, junto ás suas famílias”, destacou Cardoso.
Na oportunidade, o Secretário de Agricultura João Carlos, enfatizou a importância do encontro e trouxe uma discussão sobre a realidade agrícola da região, com apresentação de potencialidades a serem exploradas e entraves que devem ser superados para o crescimento sustentável dos municípios que integram o consórcio, além de enfatizar a região do Baixo Sul como referência de agricultura sustentável para o país.
Ainda no final do encontro, os prefeitos e secretários dialogaram com o secretário compartilhando anseios e perspectivas na mudança do cenário da agricultura da região cacaueira do Baixo Sul, a exemplo do Presidente do Consórcio Leonardo Cardoso, do prefeito de Ibirapitanga Junilson Batista, anfitrião da reunião, e todos os demais prefeitos e lideranças.
Estrada Parque da Cidadania, km 6 Entrada do km 386 da BR 101 | 45500-000 Ibirapitanga - Bahia
(73) 9812-0371 | contato@oct.org.br