De 22 a 24 de maio, a OCT participou do encerramento da 4ª Capacitação para o Desenvolvimento das Políticas Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais no estado da Bahia.
Na última terça-feira, 17 de agosto, a Organização de Conservação da Terra participou de reunião com o secretário de Agricultura do Estado João Carlos Oliveira e prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAS do Baixo Sul – CIAPRA.
Durante o dia foram discutidos conhecimentos teóricos e foram realizadas práticas sobre Implantação e manejo de SAF; Produção e uso de biocalda; Produção e uso de compostagem (bokashi); Manejo agroecológico de pragas e doenças; Práticas de conservação do solo e da água e Certificação participativa orgânica.
O motivo do encontro? O primeiro diagnóstico do Curso de Gestão de Propriedades Rurais de Base Familiar para Adaptação às Mudanças do Clima, um dos objetivos do Projeto executado pela OCT em parceria com a Fundação Odebrecht e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por intermédio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), que deverá capacitar 300 jovens em 10 turmas.
Curso “Planejamento da Paisagem: Gestão de pequenas propriedades rurais e práticas agrícolas sustentáveis”, faz parte do projeto “Desenvolvimento de Habilidades Empresariais de Jovens Agricultores Familiares no Baixo Sul da Bahia”, realizado pela Fundação Odebrecht em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e execução técnica da Organização de Conservação da Terra (OCT).