Notícias
Data: 31 de janeiro de 2023
Um hábito cada vez mais comum atualmente é a procura por uma alimentação saudável, e este cenário aponta para o consumo crescente de hortaliças de alta qualidade. Uma alternativa para atender essa demanda com uma produção em grande quantidade utilizando pequenas áreas de terra é o cultivo por meio da hidroponia.
Com vistas a possibilitar produção saudável e sustentável, em 2022, a OCT selecionou alguns beneficiários, dentre as famílias de agricultores acompanhadas pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), para implantação de quatro unidades piloto de hidroponia. Foram escolhidos agricultores familiares que apresentaram perfil para a nova tecnologia e demonstraram interesse nesse tipo de cultivo.
O sistema de Hidroponia se trata de uma técnica de cultivo relacionada à qualidade de vida e a produção de alimentos saudáveis de forma eficiente. É caracterizada pelo cultivo de plantas sem a necessidade de terra. As plantas ficam com as raízes imersas dentro da água, onde são adicionadas substâncias nutritivas balanceadas para alimentar a planta, ou seja, essa água será a substituta natural de um solo com adubos.
“Nesse sistema as plantas cultivadas exigem menos espaço para o desenvolvimento, diferente daquelas que crescem no solo, por se tratar de um sistema radicular mais compacto e o suprimento de nutrientes fica prontamente disponível para ser absorvido pelas plantas. Por isso, com a técnica hidropônica é possível produzir três ou quatro vezes mais por unidade de área que com o cultivo tradicional” explica Eduardo Mamédio, coordenador da área produtiva da OCT. Ainda segundo o coordenador, as plantas produzidas são de excelente qualidade e sadias, sem a necessidade da aplicação de agrotóxicos.
Além do crescimento mais rápido, o processo de hidroponia apresenta vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como por exemplo: a possibilidade de plantio fora de época, menos riscos perante as adversidades climáticas, proteção contra pragas e insetos, maximização do uso da água, rápido retorno econômico e melhor qualidade dos produtos, esta última, em função do balanceamento no fornecimento de nutrientes.
Valter Neves, um dos produtores beneficiados pelo projeto, relata a experiência de iniciar a produção hidropônica em parceria com a OCT: “Nós, como produtores, precisamos inovar e pensar no meio ambiente. O sistema de hidroponia traz muitos benefícios para o meio ambiente, por meio dele é possível produzir e conservar, e não há necessidade do uso do solo e nem de fertilizantes, além disso o consumo de água é acessível, é um sistema econômico, rico e natural”.
Para Neves, que já desenvolve atividade agrícola como a cultura do cacau, banana e hortaliças, o apoio técnico com o sistema da hidroponia, veio para fortalecer a renda da família. “Quando trabalhava com o uso do solo, o cultivo demorava em torno de 60 dias, agora além de diversificar as sementes, a produção tem sido bem mais rápida. Estou feliz por ter sido contemplado, espero que essas ações sejam fortalecidas para mais produtores”, finaliza.
Em 2023, a OCT tem o compromisso de realizar o acompanhamento técnico dos produtores beneficiados com as unidades de hidroponia, incentivando-os a produzir e fornecer alimentos saudáveis para as suas famílias e comercializar o excedente da produção no comércio local, contribuindo assim com a melhoria de renda e a oferta de alimentos de qualidade.