Na última quinta-feira, 20, foi dia de comemoração dos 20 anos do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade, uma iniciativa da Fundação Norberto Odebrecht.
A programação aconteceu no Baixo Sul da Bahia, local onde o PDCIS nasceu e é implementado. O evento contou com apresentação musical, registros históricos dos 20 anos de Programa, depoimentos, participação de beneficiários e muitas homenagens. Participaram também instituições parceiras na execução do PDCIS, além de membros da Fundação e do Grupo Novonor, representantes do poder estadual e dos municípios do Baixo Sul da Bahia, membros dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente, lideranças de empresas parceiras e investidores sociais.
O PDCIS foi criado em 2003 pela Fundação Norberto Odebrecht e se trata de uma de tecnologia social de influências que fortalecem a agricultura familiar, respeitando a vocação das comunidades beneficiárias para alavancar crescimento econômico com inclusão, em harmonia com o meio ambiente.
As ações ocorrem em frentes integradas, visando o combate à pobreza e a desigualdade: educação para o desenvolvimento sustentável; conservação ambiental; desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; cidadania e governança; e coesão e mobilização social.
O programa integra organizações da sociedade civil, como a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Organização de Conservação da Terra (OCT).
Presente na programação, Arival dos Santos Mamédio, beneficiário do programa, assistido pela OCT desde 2013, relatou o sentimento em poder participar do evento “É uma alegria muito grande participar de um momento como este, que veio melhorar a nossa região, principalmente aqui no Baixo Sul, na assistência do programa aprendi a produzir e conservar o meio ambiente. Na minha área por exemplo, implantamos um SAF, que se trata de uma mata conciliada com agricultura, importante também foi o aprendizado da conservação de nascentes, se queremos água, precisamos conservar”. Concluiu Mamédio.
Para Cristiane Nascimento, integrante da Fundação Norberto Odebrecht, responsável pela área de Sustentabilidade, o evento demonstrou uma trajetória transformadora idealizada por Norberto Odebrecht. “O PDCIS é um programa transformador que trabalha em harmonia com o meio ambiente, fortalece a agricultura familiar e que possibilita que jovens e agricultores dessa região possam sonhar e ter uma perspectiva de vida melhor e mais digna, no campo e nas suas origens”.
“O PDCIS não funciona isoladamente, para acontecer é necessária essa integração com outras instituições, a exemplo da OCT, que promove ações de conservação produtiva e sustentável, prestando assistência técnica e desenvolvendo ações que fortalecem a agricultura familiar de maneira sustentável”. Conclui Nascimento.
A OCT está integrada ao PDCIS promovendo a integração da conservação ambiental e produtiva. A instituição promove atividades como assistência técnica para agricultores familiares, ações de planejamento e regularização de suas propriedades, reflorestamento; implantação de sistemas agroflorestais; melhoria de quintais produtivos com a instalação de fossas sépticas; implantação de práticas agroecológicas; e apoio à certificação orgânica participativa, entre outras.